É com grande alegria e muita honra que divulgo aqui os prêmios que o Coletânea do Saber recebeu da gentil Simone Pinheiro.
Escolhi o livro Porto de Sonhos, pois é ele o nosso porto de encontro com nossos amigos poetas.
Aproveito para agradecer ao amigão Joaquim Marques que tem colaborado incansavelmente com o nosso Coletânea, fazendo com que possamos melhorar sempre e mais nossa sala de leitura e assim levar a todos que nos lêem poesia da melhor qualidade e conteúdo de interesse para os pequenos e para os adultos.

Obrigada amigos que nos prestigiam por nos ajudarem a fazer do Coletânea do Saber esta agradável viagem ao mundo encantado da poesia e do conhecimento.
Com carinho

Augusta Schimidt







Ficar Velho, ou Envelhecer

 
 
FICAR VELHO, OU ENVELHECER ?
Ervin Figueiredo
É muito comum nos deixarmos levar pelas figuras de linguagem, pelos costumes. Em resumo é isso o que compõe um idioma, uma nação, um conglomerado social. Mas, no caso de nosso idioma, o português, mas especificamente o português do Brasil, existem muitas variáveis sobre envelhecer e ficar velho. Afinal de contas, você pode ficar velho enquanto envelhece. Vejamos: quando uma roupa fica velha, seu tecido fica roto, puído. Até que muito velha, você se desfaz dela. E no sentido oposto, algumas pessoas vão ficando velhas, amargas e rabugentas e muito difíceis de se tolerar por perto. Claro que são pessoas que já perderam a visão de vida, os interesses de crescimento pessoal e social. E se acostumam até mesmo a não mais ouvir, enquanto aguardam sua hora final. Mas, envelhecer, este sim é o objetivo da maioria. Pois envelhecer é adquirir mais experiência, sabedoria, conhecimento e mostrar a capacidade de lidar com as mais adversas condições e situações que a vida nos impõe. Envelhecer a meu ver é uma arte. Arte de socialização, de comunicação, é sempre despertar os interesses alheios sobre aquilo que você tem para contar, para dizer. Envelhecer é sinônimo de capacidade intelectual avantajada. Reconheço que até estou ficando velho, mas envelhecendo com muita dignidade. Esta deve ser a ordem natural da vida. Afinal os melhores vinhos, são os envelhecidos, não os velhos. E quanto mais envelhecido o whisk, mais se sente o sabor do puro malte. E isso faz muita diferença.